Comunidade

18/03/2020 14:34

MTU orienta passageiros e funcionários sobre medidas de prevenção ao Covid-19; veja recomendações

 Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) está orientando passageiros e funcionários a adotarem medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, apesar de o estado não ter nenhum caso de pessoas infectadas pelo vírus confirmado.

 

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) monitora 15 casos suspeitos no estado. As ocorrências que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).

 

Para tentar minimizar os riscos à saúde dos passageiros, a MTU orientou que os idosos evitem os horários de pico nos transportes públicos e que todos lavem as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas e utilizem álcool em gel 70%.

 

Os passageiros também devem evitar cumprimentos que tenham contato físico, evitar colocar as mãos no rosto, proteger a boca com a parte interna do antebraço quando tossir ou espirrar em público e utilizar lenços descartáveis quando estiver com o nariz escorrendo.

 
 

Além disso, nos ônibus sem ar-condicionado, a recomendação é manter as janelas abertas para uma melhor circulação do ar.

 

Para os profissionais que atuam na prestação dos serviços, a associação recomenda que, nos ônibus com ar-condicionado, os funcionários utilizem o sistema no modo de ventilação aberto, de forma a trocar o ar com o exterior; e reforçar a limpeza diária interna dos ônibus, a desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mãos.

A MTU, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está espalhando cartazes com as recomendações de prevenção contra o Coronavírus.

As empresas foram orientadas a reforçar a limpeza diária interna dos veículos, conforme orientação da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo