Comunidade

27/04/2020 17:48

Comércio da Grande Cuiabá é reaberto após mais de 1 mês fechado

 


Por G1 MT

O comércio de Cuiabá e Várzea Grande será reaberto nesta segunda-feira (27) após decretos municipais flexibilizarem as medidas de combate ao novo coronavírus. As atividades comerciais da capital estavam suspensas desde o dia 23 de março. Já da região metropolitana desde 26 de março.

Para que as atividades continuem funcionando normalmente, as prefeituras exigem que os comércios respeitem algumas regras para seguir na prevenção ao novo coronavírus.

Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro liberou, neste primeiro momento, a abertura dos setores varejista, atacadista, industrial e atividades de prestação de serviços.

O comércio varejista e atacadista está autorizado a retomar os trabalhos nesta segunda-feira (27), seguindo o horário das 10h às 16h. Já as atividades do setor atacadista, como mercados, padarias e açougues poderão funcionar das 6h30 às 21h.

Conforme o decreto da capital, publicado no dia 20 deste mês, as distribuidoras e conveniências podem funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 19h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

As atividades industriais que estavam proibidas poderão retomar atividades a partir de 11 de maio, mas três dias por semana, com turno máximo de 10 horas e revezamento de equipes.

Já o decreto da prefeitura de Várzea Grande foi publicado na última sexta-feira (24) e, além da retomada das atividades econômicas, prevê o retorno das aulas na rede municipal para a próxima semana.

O Decreto 29/2020, assinado pela prefeita Lucimar Campos, atualizou as medidas de combate à pandemia, manteve a situação de emergência e determinou a reabertura gradativa das atividades econômicas e também o retorno às atividades dos servidores públicos municipais, reforçando, no entanto, as regras de atendimento e higienização, bem como, ampliando os atendimentos online para se evitar aglomerações de qualquer natureza.

Os estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas, incluindo shopping center, poderão retomar suas atividades nesta segunda-feira, como forma de restabelecimento das atividades econômicas, com atendimento em 50% de sua capacidade, obedecendo as mesmas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Os comércios do setor alimentício poderão reabrir com atendimento em 30% da capacidade, reforçando as regras de distância e higienização, além do controle de fluxo.

Os cinemas e academias poderão reabrir no dia 4 de maio, com atendimento de 1/3 da capacidade, evitando, assim, a aglomeração de pessoas.

Todos os ramos de atividade econômica, seja qual for a área de atuação, bem como as instituições bancárias, lotéricas e congêneres, deverão seguir as recomendações dos órgãos de saúde, sob pena de responsabilização conforme legislação vigente.

Conforme o decreto, o retorno das aulas será no dia 5 de maio, sendo que até lá uma nova avaliação do quadro sanitário será realizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus que pode alterar a data do ano letivo.

Os servidores públicos municipais retomam suas atividades integrais a partir do dia 11.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo