Procon estadual registra 3.616 reclamações em julho
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Política

07/08/2019 ás 16h45 - atualizada em 07/08/2019 ás 16h38

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Redacao

Cuiabá / MT

Procon estadual registra 3.616 reclamações em julho
A área "Serviços Essenciais” segue na liderança de reclamações, com 1.248 registros.
Procon estadual registra 3.616 reclamações em julho
Foto por: Procon-MT

Em julho deste ano, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) registrou 3.616 reclamações. Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.279 registros, enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, 1.337 reclamações.


No Sindec, a área "Serviços Essenciais” continua na liderança, com 1.248 reclamações. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores é “Energia Elétrica”, que fechou julho com 575. Em relação à energia, o problema mais frequente é “cobrança indevida/abusiva”, com 469 reclamações.


Na sequência de assuntos aparecem “Água/Esgoto”, com 365 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 192 reclamações. Nesses dois assuntos cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores, sendo que “Água/esgoto” registrou 305 e “Telefonia Celular” 119 reclamações de cobrança indevida.


O segundo lugar do ranking é ocupado pela área "Assuntos Financeiros", que apresentou em julho 453 reclamações, sendo: 107 registros para o assunto para "Cartão de Crédito"; 103 para “Financeira” e 99 para “Banco Comercial”.


A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 260 registros. No assunto “TV Por Assinatura” foram registradas 53 reclamações; “Escola (Pré, 1°, 2° Graus e Superior)” com 37 e “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” 35 registros.


Na quarta posição está “Produtos”, com 216 registros. Para o assunto “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)” foram 32 reclamações; “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” 18; e  “Vestuário” 11.


A área “saúde” ocupa o quinto lugar do ranking, com 49 reclamações. Em seguida aparece a área “alimentos”, com 38 registros. A sétima e última posição do ranking de julho ficou com "Habitação", com 15 registros.


Atendimento Online


Na plataforma www.consumidor.gov.br o Procon-MT registrou 1.337 reclamações. A área ''Serviços Financeiros'' lidera o ranking com 589 reclamações. Em segundo lugar está ''telecomunicações'', com 429 reclamações; e em terceiro “produtos de telefonia e informática”, com 113. Confira a lista:


 






























































Posição



Área



Nº de reclamações





Serviços Financeiros



589





Telecomunicações



429





Produtos de Telefonia e Informática



113





Transportes



162





Demais serviços



45





Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos



35





Demais produtos



33





Saúde



15





Turismo/Viagens



10



10º


11º



Água, energia e gás


Habitação



02


01




*A área “Educação” não apresentou registros no mês de julho.


 

FONTE: http://www.mt.gov.br/

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