Noticias

12/01/2021 17:34

Convênio entre Prefeitura e UFMT prevê solucionar alagamentos da Prainha

Convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá tem o intuito de solucionar problema de vazão na avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, em Cuiabá. Instituição já criou plano emergencial para melhorar sistema de drenagem da avenida.

Medida foi determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para solucionar problema crônico de alagamento enfrentado nos períodos chuvosos. Previsão é que até sexta (15), entidades se reúnam para dar início à tratativa, coordenada pelo secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

“As estruturas que se encontram no subsolo foram construídas há décadas e não receberam nenhuma modernização. Ao longo do tempo, foram feiras muitas gambiarras, mas isso não resolve. Faremos um trabalho a curto, médio e longo prazo, que irá solucionar o problema definitivamente”, disse Emanuel.

Proposta enviada pela UFMT prevê a elaboração do projeto, que envolve as etapas de levantamento topográfico, definição da bacia de contribuição e dimensionamento do sistema de macro e microdrenagem. Expectativa é que processo dure 6 meses.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, o procedimento é semelhante ao aplicado na região do viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, popularmente conhecido como viaduto da UFMT, entre os anos de 2017 e 2018. Na oportunidade, a equipe da universidade foi a responsável por fazer todo o mapeamento da área, identificar as causas e apontar as soluções para as frequentes inundações.

“Estamos em contato com a mesma equipe que fez o projeto do viaduto da UFMT, onde tínhamos grandes alagamentos e que hoje, graças a essa intervenção, não existem mais. É uma equipe totalmente preparada, com experiência e formação na área, que fará o levantamento de toda a bacia da Prainha e assim poderemos executar as intervenções cirúrgicas”, argumentou Stopa.

 

 

Fonte: https://www.rdnews.com.br


Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo