Variedades

19/02/2020 10:56

Hemocentro faz campanha e usa ônibus para coletar e abastecer estoque de sangue no Carnaval em MT

Nesta quarta-feira (19), o Hemobus está no estacionamento do Fórum de Várzea Grande. O horário de atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Por G1 MT

 

Uma campanha para doação de sangue está sendo realizada pelo MT Hemocentro para abastecer os estoques de todos os tipos sanguíneos, A, B, O e AB, positivo ou negativo, durante o período de Carnaval no estado. A unidade está usando o Hemobus, um ônibus equipado para coleta de sangue que fica em pontos estratégicos da Grande Cuiabá.

A campanha segue até sexta-feira (21). O Hemocentro estará em funcionamento das 7h30 às 17h30. No período de feriado de Carnaval, que vai de 22 a 26 de fevereiro, a unidade estará fechada para coleta. O retorno das atividades será quarta-feira (26), das 13h às 17h30.

Nesta quarta-feira (19), o Hemobus está no estacionamento do Fórum de Várzea Grande. O horário de atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Já na sexta-feira (21), o ônibus estará estacionado para atendimento no pátio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Cuiabá, das 8h às 16h.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o mês de fevereiro é considerado um dos períodos mais críticos do ano, pois a quantidade de bolsas de sangue fica insuficiente com a diminuição de coleta e o aumento no número demanda.

Essa baixa no número de coletas, segundo a secretaria, é reflexo do período de férias, uma vez que, no início do ano, boa parte dos doadores está em viagem.

O que é preciso para doar?

 

  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe);
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar 2 horas;
  • Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo